‘Insecta Shoes’ é a marca que chegou para vender muito mais do que moda, sustentabilidade

Segundo dados da ONU, Até 2050, precisaremos de 2 planetas terra para sobreviver, isso é algo que não temos.

Por: Vinícius Castro.

A Insecta Shoes, criada em Janeiro de 2014, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, é uma marca de sapatos e acessórios ecológicos  e totalmente veganos, sem uso algum de matéria-prima de origem animal, unissex e produzidos no Brasil, com a missão de conscientizar e educar o público sobre sustentabilidade e seus pilares, como: veganismo, consumo consciente e redução de lixo.

11 MILHÕES DE TONELADAS DE TECIDO E ROUPAS SÃO DESCARTADAS TODO ANO, SÓ NOS ESTADOS UNIDOS. (dados da ONU)

A Insecta surgiu da colaboração entre Barbara Mattivy e Pam Magpali e atualmente atribuiu mais uma sócia, Laura Madalosso. Em apenas 2 anos de vida a empresa já fez do reaproveitamento sua marca registrada, já reutilizou 2.100 peças de roupa, 630 Kgs de Tecido e 1000 garrafas PET e afirmam em todos os espaços de promoção na web, “essa é uma marca para aqueles que desejam impactar o mundo”.

oli

Sua roupa velha vira produto novo. Aquela camiseta velha, ou sapato desgastado, tecidos recortados, tudo é aproveitado na Insecta, segundo a assessoria,”Transformamos em sapatos: peças de roupas usadas, além de garrafas de plástico recicladas. Os mais diversos tecidos e estampas daqueles modelitos abandonados viram botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal”‘, disse Pam Magpali.

De sapatos estampados nos pés, com certeza de impactar o que está à volta pela maciez e pela singularidade. Refazendo rotas o tempo todo – sem medir distâncias ou encurtar vontades -, diminuímos o ritmo para encontrar pelo caminho a inspiração que renova o cotidiano, dá fôlego ao futuro e transforma o chão em algo mais próximo das nuvens.insecta

 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a indústria da moda é a  2ª mais poluente do mundo, responsável por 20% da contaminação das águas do planeta, e 30%do total de emissões de gás carbônico. Sabendo disso a Insecta disponibiliza detalhadamente o que será feito com sua roupa doada, para que o doador saiba exatamente o investimento que está fazendo e qual o impacto daquilo para o mundo. Cada sapato é feito pensado no upcycling (que é o objetivo de redução de dejetos, reinserindo produtos que seriam jogados fora, gerando um novo produto).

 

Queremos crescer para levar adiante esse nosso recado, e um dia poder ter uma fundação e virar um negócio social, onde parte do lucro será revertido para o planeta e a sociedade como forma de impacto social positivo. Além disso, queremos incentivar novos empreendedores a trabalharem em favor do meio ambiente

credito-carter-anunciacao-3Recentemente a empresa saiu do ecommerce para um local físico em POA e a loja conceito representa os valores  insecta como um composteiro minhocário, sistema de coleta de água de chuva através de tonel, móveis garimpados em briques, bicicletário, doação de mudinhas da horta orgânica do espaço, captação de roupas usadas para doação e/ou produção de novos pares, espaço pet friendly e distribuição de infográficos informativos sobre reciclagem de lixo.

“O mais bacana da loja é que ela, além de um ponto físico, onde as pessoas vão conseguir conhecer e tocar o produto, também será um espaço mutante, onde vamos promover eventos ecológicos, workshops de assuntos relacionados a marca – com propostas que completem a experiência do cliente de todas as formas”, diz Laura Madalosso.

inssectaa2

Além de  criar um produto, as empresárias pensam em longo prazo criar um novo conceito para produção de roupas, por isso incentivam a doação de peças pelo público oferecendo brindes em troca das roupas usadas. Além disso a Insecta, manifesta seus posicionamentos através de um blog atualizado por diversos autores, que fala sobre diversos assuntos, como representatividade, desigualdade de gênero e meio ambiente.

iuSegundo uma de suas clientes, Beatriz Vital, que conheceu a empresa através de pesquisas sobre calçados veganos na internet, a Insecta é diferente e ‘’fofa’, “Eu estava procurando um sapato que não fosse de couro, e não só isso, mas também nenhum produto animal, essa loja, diferente de muitas outras, que são até mais caras e são ruins, tem produtos bem legais modelos bem bonitos. O meu produto chegou rápido e foi tudo que aparentava ser pela internet, foi o que eu estava esperando, além do tratamento que eles dão pro cliente que é bem personalizado, eles dão uma caixinha bonitinha, dão brindes, escrevem recadinhos, é uma coisa bem ‘fofa’”, completou.

para conhecer mais acesse o vídeo Como produzir sapatos Veganos abaixo:

Tem horas em que a vida acelera: anda com pressa, apenas por andar. Mas se cada pessoa pode mudar rumos, os próprios e os do mundo, por que permanecer no piloto automático? Passos conscientes levam a lugares mais justos. mais verdes e mais lucrativos. E fazem dançar além dos dois pra cá, dois pra lá. Assim vamos com a Insecta Shoes.” O Manifesto

2 comentários sobre “‘Insecta Shoes’ é a marca que chegou para vender muito mais do que moda, sustentabilidade

  1. Eu já tinha visto o trabalho da Insecta em algum lugar, só não lembro onde. O trabalho que eles fazem é de extrema importância. Sou ovolactovegetariano e sei como é difícil encontrar lojas de roupas veganas. Amei a ideia deles, eu achei sensacional. O melhor de tudo é que eles estão representando o nosso país né? Muito bom mesmo, parabéns a eles pelo belíssimo trabalho e pela iniciativa.

    http://www.ocristaocriativo.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário