[RESENHA] ‘Porque Fazemos o Que Fazemos?’ te ajudará a descobrir seu propósito de vida

Autor: Mario Sergio Cortella. Editora: Planeta de Livros Brasil.

Disponível para compra na Loja Planeta de Livros

Um questionamento para ser feito antes de levantar da cama: afinal de contas, por que fazemos o que fazemos?

SINOPSE: Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo da sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho.


Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como “Paciência na turbulência, sabedoria na travessia”, é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.

O livro Porque Fazemos o Que Fazemos? te ajudará a descobrir, ou esclarecer, seu propósito de vida, com foco na área profissional, mas acaba englobando tudo. Viver com objetivo é o que te fará levantar todos os dias para trabalhar e estudar, do contrário você não encontrará a plenitude.

É simplesmente fazendo o que se gosta que se encontra a felicidade? Nem sempre. Você pode estar fazendo o que gosta, mas no lugar errado, por exemplo, e isso te fazer muito infeliz. Ou você pode estar na empresa certa, fazendo o que você gosta, mas não no momento de vida que é compatível com aquele trabalho, ou função.

20170104_145706

Meu capítulo favorito é o Quatro: “Rotina Não é Monotonia”. Algo muito comum é ver jovens dizendo que não gostam de rotina, eu mesmo já disse isso várias vezes. Porém, ter uma rotina não significa viver uma vida igual todos os dias e sim ter controle sobre aquilo que vai acontecer, isso te permite organizar e utilizar seu tempo de maneira mais eficiente. Por exemplo, aqui no blog, eu preciso ter uma rotina de publicação de textos: escrever, enviar para revisão, fotografar, escolher as melhores fotos, links externos e melhores horários para publicar; cada experiência de escrita é única, cada texto é uma nova aventura. Se eu não tivesse essa rotina, não saberia o que fazer, então me perderia e não daria certo. Ter uma rotina é otimizar o seu tempo.

A única coisa que você leva da vida é a vida que leva.

Cortella traz à reflexão temas como: a origem da motivação, onde descobri que não se motiva alguém, mas sim estimula a motivação, lealdade a empresa, organização com propósito social, paciência e ética.Porque fazemos o que fazemos

“Posso ficar depressivo, afundado no sofá, vendo televisão? Posso ficar em estado de autocomiseração, com pena de mim? Posso, mas que não passe de três dias. Um percalço não é o fim.” Pag. 154.

 

Anúncios

2 comentários sobre “[RESENHA] ‘Porque Fazemos o Que Fazemos?’ te ajudará a descobrir seu propósito de vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s